terça-feira, 13 de abril de 2010

AMEM


Você já se sentiu revoltado, por algum acontecimento que as autoridades e/ou o poder do momento se permaneceu transparente, ausente , com desculpas pra idiotas?
Assisti nesta madrugada Amém (Costa Gavras), que conta uma história revoltante de como a Vaticano se calava e se negava a agir, ao saber que os Nazistas executavam diariamente milhões de Judeus.
Engulo seco ao lembrar das cenas do mesmo, muito revoltante. Crianças sendo mortas abraçadas a suas mães por envenenamento de gás, onde o Tenente da SS responsável pela química do mesmo, também não concordava com a ação e através de uma alma (um padre) do vaticano tentava se aproximar do Papa para pedir que ele intercedesse pelos Judeus, e o mesmo se mantém frio e neutro.
Imaginou morar na década de 40 na Europa, e estar almoçando e num momento cair sua ficha e lembrar que naquele momento, trens alemães levam famílias inocentes ao matadouro e não ter como intervir?
Precisava escrever antes de dormir, Costa Gavras foi ousado e não se intimidou ao mostrar a grande sujeira que estava em nossos corações naquela época. Tanto na Alemanha como no Vaticano. Mesmo não sendo católico tenho certeza que se o mesmo se pronunciasse a favor dos Judeus independente de religiões, e sim, por uma raça, por um ser humano, por uma vida, o mundo abriria os olhos e tentaria intervir o mais rápido possível, não sei se através dos americanos, britânicos ou franceses. Isso não conta, o que interessaria, era saber que uma família estava sendo salva do comando daquele ser que liderava a Alemanha naquela época. Isso me afetou muito, e precisava desabafar, não consigo escrever mais pois lágrimas me atrapalham no momento e embaçam minha visão, menos minha mente, que conseguiu enxergar a podridão que pode tomar conta de líderes, patriotas, ignorantes e de seres simples como nós que nascemos puros e podemos morrer malditos. Nada mais a declarar.
Espero que Deus interceda por mim e todas as famílias de meus conhecidos, independentes de suas religiões, raça, crença, ou opinião. AMEM.

4 comentários:

  1. Chorando estou eu agora... realmente tudo o que se refere à II Guerra Mundial é muito triste, principalmente o que você diz em seu texto. Enquanto Hitler exterminava milhões de inocentes, a igreja e outras autoridades se mantiveram de braços cruzados assistindo ao holocausto que acabou com a vida de várias famílias judáicas, inclusive mães, pais, crianças, idosos e até bebes.

    ResponderExcluir
  2. Lucas, parabéns pelo post. Tb fiquei revoltada quando assiti AMEN, mas não tenho a sua sensibilidade para descrever tão bem...

    ResponderExcluir
  3. A igreja catolica nao tão só fiz isso na alemanha nazi tambem na idade media,as matanças de calvinistas e hugonotes na frança e muitas coisas mas.
    Um caso paradigmatico foi o de Jean D´arc queimada na fogueira por bruxa e depois canonizada por a igreja catolica e atualmente
    copadroeira da frança.
    A historia do homem desde os tempos de caim e abel.

    ResponderExcluir